Produtos gerados: Artigo em Conferência - 2019

A BIOINFORMATICS APPROACH TO DETECT PLAGIARISM IN SOURCE CODE

This research proposes a novel approach based on a bioinformatics inspired method to improve plagiarism detection performance and accuracy. The main goal of this proposal is dealing with different types of modifications on plagiarized source code following the classification of programming plagiarism elaborated by [Faidhi and Robinson 1987]. The proposed approach works with the premise of modeling a source code into a synthetic DNA sequence and executing alignment among these types of sequence to identify similarities.

CONTRIBUTIONS OF BIOINFORMATICS FOR COMPUTING EDUCATION IN THE DETECTION OF PROGRAMMING ASSIGNMENT PLAGIARISM

Any source code can be modified in several ways to confuse plagiarism detection systems. Such diverse modifications require the usage of systems which can handle different types of plagiarism. The usage of automatic source code plagiarism detectors has implications for computing education. This paper extends Pedersen's work, a Bioinformatics method, by performing the application of this method on programming plagiarism domain, and by analyzing the usage of such tools through a discussion associated with the support for professors in assessing students assignments. The application results are compared to a commonly used solution for the same purpose, the JPLAG tool. As a result of the evaluating study, the applied method showed a higher rate of similarity for specific types of plagiarism. Also, as a result of the analysis involving the use of an automatic tool for plagiarism in programming showed the benefits for computing education.

IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DE ESTABILIDADE E FLEXIBILIDADE NO DOMÍNIO DE FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA DE PRODUTOS DA HORTICULTURA APLICADO À AGRICULTURA FAMILIAR

A gestão de custo na agricultura permite ao agricultor precificar seu produto considerando fatores naturais, como a condição do clima, o solo e a localização da propriedade. No cenário da horticultura aplicada à agricultura familiar, a formação de preço de venda tem passado por mudanças, por isso é necessário desenvolver inovações e estratégias para que o pequeno agricultor familiar possa enfrentar a concorrência de mercado. Este artigo apresenta a identificação de pontos de estabilidade e flexibilidade no domínio de custos de horticulturas na agricultura familiar. Os métodos de custeio utilizados como fonte para extração desses pontos foram: Curva ABC, Custeio por Absorção e Custeio Variável. Como resultado, obteve-se um grafo de fluxo com os pontos de estabilidade e flexibilidade do domínio, além de uma lista com a descrição dos padrões que foram considerados pontos de variação no contexto analisado, os quais podem ser usados no desenvolvimento de um framework de domínio na área de precificação.

MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE PROCESSOS DE REFATORAÇÃO DE SOFTWARE

Este artigo relata um mapeamento sistemático para encontrar trabalhos relacionados a técnicas de refatoração de software e técnicas de detecção de bad smells. Dos trabalhos encontrados, foram selecionados 24 para análise. Estes trabalhos ajudaram a responder as questões criadas como guia para o mapeamento, as respostas foram respondidas após a leitura de todos os artigos e armazenado-os em um protocolo para ser consultado. Os resultados demonstram pontos importantes sobre a refatoração de software como a linguagem mais usada, autores mais influentes e ferramentas.

MÉTODOS AVALIATIVOS APLICADOS AO ENSINO DA INFORMÁTICA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO PROJETO DE LETRAMENTO DIGITAL INFANTIL

A informática aliada à prática de atividades lúdicas surge como uma alternativa metodológica para a produção do conhecimento de pessoas com necessidades educacionais especiais e deve permitir ao aluno desenvolver suas potencialidades cognitivas e motoras. Porém, é necessário adotar métodos de avaliação apropriados para pessoas com necessidades intelectuais, para que o professor conheça as dificuldades e anseios de seus alunos e consiga acompanha-los no processo de ensino aprendizagem. Este artigo relata o método de avaliação adotado pelo Projeto de Letramento Digital Infantil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Ponta Grossa para avaliar os conhecimentos dos alunos da educação especial na aprendizagem de informática.

O PROJETO DE LETRAMENTO DIGITAL INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS TICS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Este artigo relata o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação especial de pessoas com deficiência intelectual por meio do Projeto de Letramento Digital Infantil que tem como objetivo contribuir para a aprendizagem de informática. É descrito como foi realizado a utilização das TICs que foram aplicadas para auxiliar a fixação de conteúdos didáticos.

O PROJETO DE LETRAMENTO DIGITAL INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS TICS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são importantes no desenvolvimento de metodologias para o ensino de pessoas com Deficiência Intelectual (DI) [1][2]. Este artigo relata como o Projeto de Letramento Digital criou critérios de seleção para aplicação de TICs de âmbito de uso geral na educação, e não específicas para pessoas com DI. As TICs selecionadas foram avaliadas no processo de aprendizagem tanto das disciplinas curriculares quanto os conteúdos de informática. Os alunos participantes do projeto se enquadram as categorias F70 a F71 (Retardo Mental Leve e Retardo Mental Moderado, respectivamente), de acordo com a CID-10, Classificação estatística internacional de doenças e problemas racionais à saúde.

REFATORAÇÃO BASEADA EM PADRÕES DE PROJETO USANDO AGENTES

Este trabalho propõe um agente para detectar pontos de inserção e aplicar padrões em código-fonte orientado a objetos em linguagem de programação Java. O agente tem as seguintes funcionalidades: escanear o projeto; interpretar o código; analisar o código requisitando as suas crenças para verificar se por meio de algum método é possível aplicar algum padrão usando uma lista contendo os passos para seu uso. O agente foi implementado usando Jadex e a Eclipse Oxygen 3a IDE. Os testes foram aplicados em 25 projetos que estavam disponíveis no GitHub e a quantidade de classes destes variaram de 1 a 359. Os resultados mostram que o agente conseguiu detectar de 1 a 149 classes candidatas a inserção de padrões de projeto. Conclui-se que o uso de agentes na refatoração pode trazer contribuição para profissionais menos experiente que tem a possibilidade de aplicar padrões de projeto em seu projeto para deixá-lo mais flexível e reusável.

Laboratório de Engenharia de Software e Inteligência Computacional

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