REDUÇÃO DE DIMENSIONALIDADE EM BASES DE DADOS

Um dos problemas enfrentados por pesquisadores da área de mineração é que as bases de dados são formadas por uma grande quantidade de atributos, e que muitas vezes acabam atrapalhando o processo de aprendizagem dos algoritmos. Técnicas de redução de dimensionalidade, tais como a seleção e a extração de atributos, são usadas para diminuir a dimensão desses dados, removendo atributos irrelevantes ou irredundantes e que podem atrapalhar o processo de mineração. A finalidade desse projeto consiste em aplicar técnicas de redução de dimensionalidade em bases de dados.

IMPUTAÇÃO DE VALORES FALTANTES EM BASES DE DADOS

A falta de dados é um processo que dificulta a extração de informações importantes presentes em bases de dados. Esse problema pode ocorrer por diversos motivos, como: falhas de digitação, falha nos instrumentos de coleta de dados, erros no preenchimento, perda de dados ao longo dos anos, entre outros. Determinar valores para um conjunto de dados omissos não é uma tarefa simples, pois valores atribuídos a esses dados podem ser inadequados, causar a discrepância das estimativas, e se isto acontecer o resultado pode ser afetado, já que os valores substituídos são diferentes do conjunto de dados original. Dessa forma, a imputação de dados tem sido para resolver ou amenizar esse problema, visto que muitos algoritmos de aprendizagem de máquina não trabalham com dados faltantes. A imputações de valores são procedimentos de tratamento de dados que substituem os valores omissos de uma base de dados por valores obtidos específicos por diferentes técnicas matemáticas, estatísticas e até mesmos alguns algoritmos de aprendizagem de máquina. O objetivo deste projeto é estudar e aplicar técnicas de imputação de valores faltantes em bases de dados.

USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM APLICAÇÕES COMPUTACIONAIS

Conforme a American Association on Intellectual and Develpmental Disabilities (AAIDD) uma pessoa é caracterizada com deficiência intelectual (DI) quando apresenta limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo (expresso em habilidades adaptativas, conceituais, sociais e práticas) manifestadas antes dos 18 anos (KE; LIU, 2015). Dessa maneira, vários são os desafios para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem, autonomia e cidadania (VALENTINI; GOMES; BISOL, 2016). No que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem, estudos têm sido desenvolvidos visando apresentar e discutir recursos e ferramentas que podem potencializar e auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem. Anunciação, Costa e Denari (2015) citam a utilização de jogos para apoiar nas atividades proposta pelo professor, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e motor. A capacidade de aprendizado é fundamental para um desenvolvimento cognitivo. Atividades que estão relacionadas ao aprendizado são: memorização, observação e exploração de situações para compreender fatos, e representação do conhecimento por meio de práticas pedagógicas. Uma das técnicas computacionais que podem auxiliar no aprendizado é AM. Nessa área, os computadores são programados para aprender com experiência passada. Para tal, empregam um princípio de inferência denominado de indução, no qual obtém-se conclusões genéricas a partir de um conjunto particular de exemplos. O uso de algoritmos de Aprendizagem de Máquina e de técnicas da Inteligência Artificial, quando utilizados em softwares educacionais, podem auxiliar no desenvolvimento das crianças com DI, focando na individualidade de cada aluno. Este projeto encontra-se em andamento e tem como objetivo aplicar técnicas de inteligência artificial em aplicações computacionais para auxiliar estudantes com DI. As aplicações desenvolvidas serão aplicadas e avaliadas em uma instituição parceira da região, ASSARTE.

ABORDAGENS COMPUTACIONAIS INTELIGENTES

Este projeto tem a finalidade de pesquisar métodos e técnicas de Ontologias, Ciências de Dados e Business Intelligence e propor novas abordagens que podem contribuir para a gestão em uma área do conhecimento.

ARQUITETURA INTEGRADA DE REFATORAÇÃO DE CÓDIGO-FONTE BASEADA EM PADRÕES DE PROJETO

Este projeto de pesquisa tem como finalidade propor uma arquitetura para detecção e inserção de pontos padrões de projeto e metapadrões em código-fonte orientado a objetos usando interação com o usuário, métricas de software, agentes e métodos da literatura capaz de identificar os possíveis padrões que podem ser usados.

FRAMEWORK PARA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

Aplicativos de software cuja finalidade é estabelecer o preço de venda de um produto ou serviço são restritos à aplicação desktop e a implementação de um único método de formação de preço de venda. Isto dificulta o trabalho dos gestores, pois o preço gerado pelo sistema pode não representar o valor ideal de mercado do produto, prejudicando sua competitividade. Gestores podem utilizar planilhas eletrônicas com fórmulas próprias para o estabelecimento do preço de venda. Neste tipo de aplicativo, uma das dificuldades encontradas esta relacionada ao retorno de uma mensagem de erro sintático em uma fórmula, que em alguns casos, é de difícil interpretação e correção. A validação sintática e semântica dessas fórmulas não pode ser reutilizada por novos aplicativos, por se tratar de uma ferramenta com o código-fonte fechado. Este projeto propõe o estudo de métodos utilizados para formação de preço de venda com o objetivo de verificar seus aspectos comuns e específicos de forma que se possa criar um modelo de arquitetura de um framework de domínio na área de formação de preço de venda. A arquitetura proposta será construída utilizando como referência padrões de desenvolvimento web, metapadrões, padrões de projetos e ferramentas gratuitas. A arquitetura da interface gráfica para o framework será construída utilizando princípios de usabilidade e acessibilidade. Destaca-se também o uso de métodos formais no ciclo de desenvolvimento do framework para sua validação.

LETRAMENTO DIGITAL

Este projeto existe desde 2008, passando por várias transformações para se adaptar as mudanças que foram surgindo. Seu nome inicial foi VIDA e depois Letramento Digital Infantil. Atualmente foi nomeado de Letramento Digital e visa utilizar metodologias e estratégias lúdicas para ensinar as tecnologias de informação e comunicação às crianças carentes ou com necessidades especiais. São empregadas metodologias e estratégias para desenvolver suas habilidades no uso do computador e acesso aos recursos digitais, favorecendo sua aprendizagem e inclusão digital e social.

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAIS

Este projeto tem como finalidade identificar quais disciplinas das diretrizes curriculares da educação, modalidade especial ou não, que ainda não foram cobertas por softwares existentes na literatura e desenvolver aplicativos específicos.

ABORDAGENS PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAL

Este projeto tem como finalidade criar novas abordagens envolvendo estrategias pedagógicas, inteligência artificial e de avaliação que permitam melhorar e avaliar o ensino e aprendizagem.

Laboratório de Engenharia de Software e Inteligência Computacional

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