O PROJETO DE LETRAMENTO DIGITAL INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS TICS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são importantes no desenvolvimento de metodologias para o ensino de pessoas com Deficiência Intelectual (DI) [1][2]. Este artigo relata como o Projeto de Letramento Digital criou critérios de seleção para aplicação de TICs de âmbito de uso geral na educação, e não específicas para pessoas com DI. As TICs selecionadas foram avaliadas no processo de aprendizagem tanto das disciplinas curriculares quanto os conteúdos de informática. Os alunos participantes do projeto se enquadram as categorias F70 a F71 (Retardo Mental Leve e Retardo Mental Moderado, respectivamente), de acordo com a CID-10, Classificação estatística internacional de doenças e problemas racionais à saúde.

Artigo Completo. Publicado no Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR (SEI). 2019.

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LETRAMENTO DIGITAL

Este projeto existe desde 2008, passando por várias transformações para se adaptar as mudanças que foram surgindo. Seu nome inicial foi VIDA e depois Letramento Digital Infantil. Atualmente foi nomeado de Letramento Digital e visa utilizar metodologias e estratégias lúdicas para ensinar as tecnologias de informação e comunicação às crianças carentes ou com necessidades especiais. São empregadas metodologias e estratégias para desenvolver suas habilidades no uso do computador e acesso aos recursos digitais, favorecendo sua aprendizagem e inclusão digital e social.

Laboratório de Engenharia de Software e Inteligência Computacional

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