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CODICE-UNIO: UMA ABORDAGEM INTEGRADA DE MÉTODOS PARA DETECÇÃO E INSERÇÃO DE PADRÕES DE PROJETO EM CÓDIGO-FONTE USANDO AGENTES

O processo de refatoração garante uma qualidade maior no código-fonte aumentando a sua manutenibilidade, confiabilidade e flexibilidade. De acordo com a literatura cerca de 70% do custo do software é para manutenção e isto pode ser diminuído usando técnicas que permitem aumentar a qualidade do código-fonte tal como a refatoração baseada em padrões de projetos. Constatou-se por meio de um mapeamento sistemático que os trabalhos na literatura de detecção e inserção de padrões de projeto não são realizados de forma autônoma. Este trabalho criou a abordagem Codice-Unio para detectar pontos de inserção e aplicar padrões de projeto com agentes usando a arquitetura de Belief-Desire-Intention (BDI). A abordagem contempla em um mesmo ambiente três métodos da literatura capazes de detectar e aplicar padrões de projeto em código-fonte escrito em linguagem Java. A fim de comparar o processo de refatoração antes e depois da aplicação do padrão de projeto foi contemplado na abordagem a avaliação de métricas relacionadas aos atributos de qualidade tais como manutenibilidade, reusabilidade e confiabilidade. A Codice-Unio foi implementada em um framework para agentes que suporta a arquitetura BDI e usou ferramentas específicas para leitura de código e avaliação dos atributos de qualidade. A abordagem foi avaliada com cenários de testes providos pelos métodos da literatura e posteriormente por projetos open-source encontrados na web via GitHub. Como resultado, a Codice-Unio é capaz de identificar e aplicar padrões de projeto em classes candidatas automaticamente em cerca de aproximadamente 97% dos projetos que foram submetidos ao experimento.

DICAS SOBRE SAÚDE VEGETAL

O SauVe é um aplicativo desenvolvido para fornecer dicas sobre saúde vegetal. Foi criado para a Mostra Cultural realizada pela escola Educação Básica Dra. Zilda Arns na Modalidade de Educação Especial. Este aplicativo roda somente em Android.

MELODIA: UM MODELO DE JOGO SÉRIO PARA O ENSINO DE MÚSICA A PESSOAS DEFICIENTES INTELECTUAIS

A música é uma das artes mais antigas e é capaz de impactar em várias esferas, inclusive no desenvolvimento cognitivo. Por meio da música, deficientes intelectuais podem adquirir diversos benefícios, como aumento da atenção, concentração e criatividade. Considerando os aspectos que envolvem a teoria musical e o grande impacto que o um jogo sério para o ensino de música teórica pode ter na vida de pessoas com deficiência intelectual, foi construído o Melodia. A modelagem do jogo proposto neste trabalho foi realizada usando como referência a metodologia ágil Scrum. A finalidade do Melodia foi criar um jogo para inserir pessoas com DI alfabetizadas no universo musical, atuando como um incentivo à jornada pelo mundo da música. Para sua construção, foi utilizada a estética minimalista, elementos da gamificação, de jogos sérios e características de pessoas com deficiência intelectual. O jogo possui 7 níveis e 3 dificuldades (fácil, média e difícil), abordando os principais elementos que compõem a partitura musical: claves, pauta, escala musical, ritmo, melodia e harmonia. Além da avaliação do conhecimento musical, o jogo objetiva avaliar a atenção dos jogadores com DI, utilizando uma variação do Teste de Atenção por Cancelamento. A prototipação do jogo foi realizada no Adobe UX e a implementação na plataforma Unity com a linguagem C#. Como resultado, o Melodia é um jogo sério para adultos com deficiência intelectual, trazendo a teoria musical de forma objetiva e intuitiva ao longo dos níveis. Sua estética simples, baseada na psicologia das cores, e sua organização do jogo por níveis e dificuldades possibilita que o jogador adquira o conhecimento teórico sobre música de forma divertida, gradativa e eficiente. Além disso, é um jogo capaz de avaliar a atenção do jogador.

Laboratório de Engenharia de Software e Inteligência Computacional

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