ELABORAÇÃO DE VÍDEOS DESTINADOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PANDEMIA DE COVID-19

A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças para o ensino presencial, pois passou a ser realizado de forma remota ou por meio de atividades entregues aos estudantes em sua residência. O Projeto de Letramento Digital que atende presencialmente uma instituição de ensino na modalidade de educação especial na disciplina de informática, teve que se adaptar as mudanças trazidas pela Covid-19. As aulas elaboradoras pelo projeto passaram a ser enviadas aos alunos por vídeos, disponibilizados à professora da instituição que os enviava aos alunos por whatsapp, pois foi a tecnologia que os alunos conseguiram se adaptar neste momento. Este artigo apresenta como foi realizada a elaboração dos vídeos e dos conteúdos para as pessoas com de deficiência intelectual. Os conteúdos dos vídeos falam sobre a saúde alimentar, a fim de conscientizar os alunos do que é uma alimentação saudável. Em relação aos resultados foi positivo, pois os alunos se sentiram incluídos neste momento de pandemia.

Artigo Completo. Publicado no Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR (SEI). 2020.

Este artigo recebeu Menção Honrosa na Conferência.

Anexo baixado 364 vezes

Projetos relacionados

LETRAMENTO DIGITAL

Este projeto existe desde 2008, passando por várias transformações para se adaptar as mudanças que foram surgindo. Seu nome inicial foi VIDA e depois Letramento Digital Infantil. Atualmente foi nomeado de Letramento Digital e visa utilizar metodologias e estratégias lúdicas para ensinar as tecnologias de informação e comunicação às crianças carentes ou com necessidades especiais. São empregadas metodologias e estratégias para desenvolver suas habilidades no uso do computador e acesso aos recursos digitais, favorecendo sua aprendizagem e inclusão digital e social.

Laboratório de Engenharia de Software e Inteligência Computacional

Siga-nos