UM PROCESSO PARA APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE ACESSIBILIDADE NO FRAMEMK

A Acessibilidade na web tem como objetivo permitir que todos os usuários com ou sem limitações possuam acesso democrático à informação. Uma página acessível deve conter características definidas pela Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) em doze critérios de acessibilidade. Existem aplicações e técnicas para uso e validação dos critérios, a saber, framework Pantaneiro que tem como propósito fornecer uma ferramenta responsável por realizar o desenvolvimento de toda página; ACCESSA que melhora a acessibilidade e usabilidade de um sistema web por meio da verificação em fases e implementação dos critérios de acessibilidade que identifica em quais camadas de projeto devem ser inseridas cada solução de acessibilidade. O processo proposto tem por objetivo oferecer uma sequência de fases que possibilitam identificar qual a prioridade de implantação dos critérios. A primeira fase classifica as necessidades especiais. A segunda fase identifica no país qual a incidência de deficientes. Na terceira fase efetua a relação entre critérios com as necessidades especiais, por meio da análise das limitações atrelada à definição do critério. A quarta fase tem como intuito avaliar prioridades na aplicação dos critérios executando as atividades de: verificar as deficiências com maior incidência no país; identificar a importância da aplicação do critério para a empresa; Estabelecer uma faixa para a incidência do país; Realizar uma média ponderada e ordenar os resultados por importância para verificar por onde o processo deve começar. Por fim, a última fase estabelece mecanismos de implementação do critério. Comparando o processo proposto com os demais percebe-se que o processo se consolida como um diferencial pelo fato de aplicar a acessibilidade seguindo um conjunto de fases para a aplicação dos critérios de acessibilidade, estabelece prioridade na aplicação dos critérios e fornece mecanismos para implementação dos critérios.

Resumo. Publicado no XIX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. 2014.

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