Um Mapeamento Sistemático sobre Jogos Sérios Relacionados a Conscientização de Vetores da Dengue

O uso de jogos sérios tem se destacado no processo de ensino em sala de aula porque são ferramentas que chamam a atenção do aluno possibilitando trabalhar de forma divertida e eficiente. Este artigo apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático da Literatura, com foco em analisar os jogos sérios desenvolvidos para o ensino sobre o mosquito Aedes aegypti e suas doenças. Este estudo foi realizado sobre trabalhos publicados de 2014 a 2022. Após aplicados os critérios de exclusão seis estudos foram analisados. Os resultados desse mapeamento mostram que os jogos estão focados para o ensino infantil ou fundamental e que oportunidades de pesquisa envolvem as técnicas de inteligência artificial.

Participantes

Simone Nasser Matos

Helyane Bronoski Borges

Isabel Cristina Torrens

Thomas Krevey Derkascz

Gabriel Dalzoto Salles

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Projetos relacionados

USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM APLICAÇÕES COMPUTACIONAIS

Conforme a American Association on Intellectual and Develpmental Disabilities (AAIDD) uma pessoa é caracterizada com deficiência intelectual (DI) quando apresenta limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo (expresso em habilidades adaptativas, conceituais, sociais e práticas) manifestadas antes dos 18 anos (KE; LIU, 2015). Dessa maneira, vários são os desafios para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem, autonomia e cidadania (VALENTINI; GOMES; BISOL, 2016). No que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem, estudos têm sido desenvolvidos visando apresentar e discutir recursos e ferramentas que podem potencializar e auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem. Anunciação, Costa e Denari (2015) citam a utilização de jogos para apoiar nas atividades proposta pelo professor, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e motor. A capacidade de aprendizado é fundamental para um desenvolvimento cognitivo. Atividades que estão relacionadas ao aprendizado são: memorização, observação e exploração de situações para compreender fatos, e representação do conhecimento por meio de práticas pedagógicas. Uma das técnicas computacionais que podem auxiliar no aprendizado é AM. Nessa área, os computadores são programados para aprender com experiência passada. Para tal, empregam um princípio de inferência denominado de indução, no qual obtém-se conclusões genéricas a partir de um conjunto particular de exemplos. O uso de algoritmos de Aprendizagem de Máquina e de técnicas da Inteligência Artificial, quando utilizados em softwares educacionais, podem auxiliar no desenvolvimento das crianças com DI, focando na individualidade de cada aluno. Este projeto encontra-se em andamento e tem como objetivo aplicar técnicas de inteligência artificial em aplicações computacionais para auxiliar estudantes com DI. As aplicações desenvolvidas serão aplicadas e avaliadas em uma instituição parceira da região, ASSARTE.

Laboratório de Engenharia de Software e Inteligência Computacional

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